la Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado (REIFOP) en la posición 10 de GSM 2016 sobre un total de 153 revistas españolas especializadas en educación












LA REIFOP en la posición 10 de GSM 2016.
Según el informe EC3 Reports, 17 -de 27 de julio de 2016- elaborado por el Grupo de Investigación EC3 de la Universidad de Granada, la Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado (REIFOP) ocupa la posición 10 en Google Scholar Metrics 2016 (periodo 2011-2015), sobre un total de 153 revistas españolas especializadas en educación.

La RIFOP y la REIFOP en el listado definitivo de las revistas que han obtenido el sello de calidad de la FECYT en la "V convocatoria de evaluación de la calidad editorial y científica de las revistas científicas españolas"









La "Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado (rifop)" y la "Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado (reifop) han superado definitivamente la "V convocatoria de evaluación de la calidad editorial y científica de las revistas científicas españolas" llevada a cabo a lo largo del primer semestre de 2016. En la resolución definitiva de la convocatoria se establece que ambas revistas han superado el proceso, por lo que obtienen el sello de calidad que las califica como EXCELENTES junto a otras 108 revistas más, de un total de 354 solicitudes. 

Pulsando aquí se puede acceder al listado definitivo de las revistas que han obtenido el sello de calidad de la FECYT en la citada convocatoria.




En defensa de la imagen de Paulo Freire. Carta de Ana María Araújo Freire, viuda de Paulo Freire, dirigida al Presidente interino de Brasil










Ana María Araújo Freire, viuda de Paulo Freire, nos remite la siguiente carta, con ruego de que la difundamos, dirigida al Presidente interino de Brasil, en defensa de la imagen de Paulo Freire frente a aquellos que amparados en el anonimato quieren mancharla. 

Ana María Araújo Freire (Nita Freire) es miembro del Consejo Asesor de la RIFOP y de la REIFOP.

Sigue la carta de Nita Freire

Exmo. Sr. Presidente Interino do Brasil
Prof. Dr. Michel Temer

ASSUNTO: PAULO FREIRE: Wikipidia e SERPRO

Na qualidade de viúva, estudiosa e sucessora legal da obra do Educador PAULO FREIRE, quero, através dessa carta, estabelecer um diálogo cordial e franco com V.Exa., mesmo estando nós dois, em termos ideológicos, em posições diferentes, no sentido de esclarecer assunto que vem sendo divulgado pela imprensa nacional, de que partiu de dentro do governo através da rede do SERPRO, uma entidade pública, portanto sob a responsabilidade do Estado Brasileiro, a alteração no conteúdo da biografia de meu marido na enciclopédia livre Wikipedia, colocando-o como envolvido com um projeto de educação atrasado e fraco de caráter doutrinário marxista e manipulador.

Se não o tivesse conhecido na festividade de formatura de uma de suas filhas, creio que do curso de Psicologia/PUC-SP, ocorrida nos gramados do Clube Hípico de Santo Amaro, em São Paulo, quando sentados lado a lado na Mesa Diretora, ouvi de V. Exa. o enorme respeito e admiração que tinha pela obra e pela pessoa de Paulo Freire, não teria a ousadia de Vos escrever.

Como V. Exa. sabe, enquanto intelectual e jurista, o meu marido jamais praticou nenhum ato e nunca escreveu nenhuma palavra dos quais se pudesse, em sã consciência, outorgar-lhe a pecha de doutrinador marxista e homem de princípios filosóficos e educacionais fracos e débeis, acusações contidas na nova biografia agora publicada pela Wikipedia.

Para a construção de um país verdadeiramente democrático é da mais alta importância, que, órgãos do Estado ou que prestam serviços a ele, como o SERPRO, não estejam compactuando com interpretações de espíritos liberais inescrupulosos, que, intencionalmente maculam a honra de um homem que deu sua vida para que a educação, sobretudo a do Brasil, possibilitasse a libertação e a autonomia dos homens e das mulheres de nosso querido país. Nunca sob o bastão da intolerância, do fascismo ou do comunismo.

Acredito que o atual Ministro da Educação, natural do estado de Pernambuco, Mendonça Filho, como Paulo Freire o foi, teria o prazer (pessoalmente considero que o dever) de esclarecer e inibir que inverdades sejam ditas de seu conterrâneo, homem ético, probo e honrado, Patrono da Educação Brasileira. Acredito que o referido ministro se colocará e agirá, positivamente, a favor, no momento em que for instigado a isso por V. Exa., contra a manipulação da máquina do Estado a serviço do amesquinhamento de um dos mais importantes homens desta Nação

É claro que Paulo Freire não é unanimidade, ninguém o é. Ele pode ser lido, analisado e contestado, isso faz parte da liberdade de expressão necessária e desejável à construção da cultura letrada de alto nível de qualquer país. Entretanto, o local dos contraditórios deve ser aberto, responsável, no seio da sociedade civil __ na rua, na universidade e nas escolas, através da mídia, nos sindicatos e fóruns etc __ e nunca dentro, exaltado por fato tendenciosamente ideológico-inverídico, acobertado pelo anonimato, por qualquer órgão da sociedade política.

É inconcebível que numa sociedade democrática se divulgue frases carregadas de ódio e de preconceito como: “Paulo Freire e o Assassinato do Conhecimento” __ absurda e ironicamente, no ano em que Paulo Freire está sendo considerado nos EEUU como o terceiro intelectual do mundo, de toda a história da humanidade, mais citado, portanto mais estudado nas universidade norte-americanas, que, a princípio são contra o marxismo.

Contando com Vossa compreensão e interferência para que se restabeleça a Justiça e a Verdade.

Cordialmente
São Paulo, 30 de junho de 2016.

ANA MARIA ARAÚJO FREIRE